domingo, 24 de abril de 2016

TARDE LITERÁRIA - COM ONILZA BRAGA

     No dia 18/03/16 recebemos a visita da escritora “Onilza Braga” e seu neto Diego Mendes também escritor, que encantaram nossos alunos com suas histórias. Ela criou um projeto literário que leva as escolas do município um kit de exemplares de livros de todos os autores de Nova Serrana, visando fortalecer a cultura e os escritores da cidade.







   Onilza Braga, nasceu em Recife e viveu a infância e a adolescência em Olinda-PE. Começou a escrever poesia por volta de 1980, com o livro Joanna, logo depois surgiu Janine, um romance para adolescentes. Seguiu-se Rainha do lar uma ova, Me Larga, Eu juro que não fui eu e outros infantis como Teca, A pedrinha feliz e vários outros.
fonte:http://www.jornalserranense.com.br



  Diego Mendes de Carvalho nasceu em 11/04/1998 na cidade de Bom Despacho – MG. Cresceu na cidade de Nova Serrana – MG onde vive até os dias de hoje. Por volta dos dez anos começou a se interessar e apaixonar pela leitura. Aos treze anos, Diego deu início à leitura de uma saga que o inspirou a escrever suas primeiras quatro fanfics. Gostando do que escreveu e principalmente de escrever, ele deu início ao seu mais novo hobbie. Em 2012 sua primeira obra “Meu nome não é David” começou a ser postada no site Wattpad. E assim, o hobbie virou paixão. A vontade e a inspiração para escrever o dominava. Logo postou no mesmo site suas outras obras “Olhos de um Vampiro” seu primeiro romance “Você é minha cura” e sua trilogia de terror “Chamada perdida” “Chamada Recebida” e “Chamada Atendida”. Em meados de maio de 2014, Diego Mendes começou seu novo projeto, a saga “Eu serei a sua morte”, conseguindo publicá-la em junho de 2015.

Aos 17 anos Diego começou a trabalhar de repórter no Jornal Serranense, onde permanece até hoje.
Fonte:https://www.clubedeautores.com.br/

Diego Mendes, Oniza Braga, Diretora -Daniela Saldanha, Vice- Maria Helena.

   Agradecemos a visita que nos enriqueceu de cultura e conhecimento.












quinta-feira, 21 de abril de 2016

A HORA DO CONTO COM MARIA AUXILIADORA - DORINHA

     No  dia  20/04/16 dona Maria  Auxiliadora  Eleutério  Amaral , também conhecida como "Dorinha" compareceu a nossa escola  para a Hora do Conto e com seu carisma e vitalidade contou a história "Os Músicos de  Bremen". 



         Dorinha é um exemplo de vida, tem na sua história fatos que contibuiram com o desenvolvimento da educação em Nova Serrana.


Maria Helena (Vice-diretora) Dorinha e Daniela Saldanha (Diretora)



BIOGRAFIA DE MARIA AUXILIADORA ELEUTÉRIO AMARAL

Maria Auxiliadora Eleutério Amaral, nascida na cidade de Bom Despacho em 17 de Agosto de 1941. Filha de João Azevedo Miranda e Nair Eleutério Azevedo, filha mais velha de 12 irmãos.
Maria Auxiliadora, mais conhecida por Dorinha, fez Normal no Instituto Nossa Senhora do Sagrado Coração em Divinópolis – MG, concluído em 1963. Trabalhou por  um ano na cidade de Bom Despacho. Casou-se com Arésio de Paula Amaral em 1964, vindo nesta época,  morar em Nova Serrana, terra natal do Sr. Arésio.  Época em que começou a escrever sua história na Educação de Nova Serrana. Trabalhou na Escola Estadual Major Agenor Lopes Cançado. Ajudou na criação da Escola Estadual Antônio Martins do Espírito Santo, a qual foi vice-diretora da Sra. Carmélia Teles da Silva Saldanha. Uma curiosidade:  existe na Escola Antônio Martins, uma árvore de Pau Brasil, plantada por ela, na época em que escola começou a funcionar.
Dorinha aposentou como Professora,  no Estado em 1988, porém seu carinho pelo povo de Nova Serrana e sua dedicação em favor de uma boa Educação, fizeram com que ela retornasse ao trabalho. Trabalhou como secretária escolar  na Escolar Estadual Frei Anselmo.
Em 1989, foi convidada pela Sra. Maria Lúcia de Freitas, chefe do Serviço Municipal de Educação da época para ser sua assessora. 
Enquanto assessora, teve participação importante na criação da APAE de Nova Serrana e na Municipalização das Escolas Rurais.
Dorinha além de deixar sua marca registrada na História da Educação de Nova Serrana teve importante participação na área social do Município. Esteve presente e trabalhou com muita garra para criação e funcionamento da rede socioassistencial da cidade, juntamente com a Secretária  e toda a Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Dorinha é muita querida pelo povo de Nova Serrana, quem a conhece, sabe do seu esforço em prol da Educação e do Desenvolvimento Social da Cidade.
Dorinha e Arésio  tiveram 04  filhos e 06 netos, todos  nascidos e criados em Nova Serrana.
Seus filhos:
Márcio Eleutério Amaral ( in memorian)
Heby Eleutério Amaral Prado
Marcos Eleutério Amaral
Arésio Eleutério Amaral Júnior( in memorian)


         Agradecemos pela autorização em divulgar sua biografia, escrita por sua filha Heby Eleutério Amaral Prado.


  
        

domingo, 17 de abril de 2016

HISTÓRIA DA ESCOLA







A Escola Municipal Arésio Eleutério Amaral Júnior, integrante da rede municipal de ensino, está localizada na Rua 01 s/n, bairro São José no município de Nova Serrana.  
A instituição de ensino foi criada em 2009 e até 2012 funcionava como anexo da Escola Municipal Agenor Joaquim Ferreira, oferecendo Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, sua inauguração no endereço atual se deu em 12 de Abril de 2014.   
O nome Arésio Eleutério Amaral Júnior, foi escolhido pelo prefeito da época. Ele era um adolescente que gostava de escrever poesias, as quais foram publicadas no seu livro “Do Nascer ao Pôr do Sol”. Era filho de uma educadora que dedicou muitos anos à educação em Nova Serrana, Maria Auxiliadora Eleutério Amaral conhecida como “Dorinha”, muito contribuiu para educação em Nova Serrana  trabalhando por muitos anos na Secretaria Municipal de Educação de Nova Serrana como secretária adjunta.




Arésio nasceu em 7 de Fevereiro de 1981, foi uma pessoa extremamente apaixonada pela família e pelos amigos. Concluiu o ensino médio numa escola da Rede Promove, chegando a cursar pré-vestibular da Rede Pitágoras. Embora não estivesse mais presente, seu livro foi publicado tornando seu sonho em realidade.