sexta-feira, 15 de julho de 2016

BRINQUEDOTECA - ESPAÇO MEDIADOR DE APRENDIZAGENS.

  A Escola Municipal Arésio Eleutério Amaral Júnior desenvolve há alguns meses um projeto, cujo objetivo principal é resgatar e valorizar, pedagogicamente os brinquedos antigos e folclóricos.
  Faz-se necessário, também fazer com que os alunos amem a escola e sintam-se bem dentro dela. Para isso criamos a brinquedoteca.
   A  brinquedoteca no meio educacional amplia os conhecimentos dos alunos, com uso dos jogos, as brincadeiras e brinquedos, aperfeiçoando as habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras dos discentes com enfoque nas múltiplas  inteligências destes em situações que o direcione ao sucesso escolar.
   No painel de apresentação cada aluno pintou sua mãozinha, ali é um espaço deles. Além dos brinquedos psico-pedagógicos, montou-se um painel de fotografias onde   estão expostas fotos dos alunos participando das comemorações.
  





     Considera-se então, a Brinquedoteca um espaço mediador de aprendizagens fundamental para compor o espaço escolar, fazendo parte de suas estruturas com práticas educativas que estabelece relacionamento entre professor e aluno, maximizando as possibilidades o aprender, de forma livre, espontânea, prazerosa, com interação entre o objeto de conhecimento e com o outro, com tomada de decisão, com criticidade, enfim, situações que fazem parte das atividades lúdicas.
 

   O brincar traz efeitos positivos para os processos de aprendizagens, através de jogos, brinquedos e brincadeiras e ainda, atividades culturais, resgatando o patrimônio histórico-cultural e a identidade da comunidade onde está inserida. E assim, estimular o desenvolvimento, aperfeiçoamento de habilidades e assimilação de novos conhecimentos, que visam à formação de cidadãos democráticos estimulados num ambiente rico de brinquedos que permite extravasar os sentimentos de solidariedade e respeito aos valores sociais e coletivos da sociedade.
        



      


       No Projeto "Folclore Resgatando Culturas" elaborado pela nossa equipe pedagógica,contamos com a colaboração da Dona Dorinha, que trouxe sugestões de brincadeiras diversas para nossas crianças, jogos de estratégia  para auxiliar no processo  de letramento, compreensão das regras sociais, das noções lógico-matemáticas. 
       




  Através do seu trabalho voluntário eles estão aprendendo a brincar com Currupio, Bilboquê, Escravos de Jó, Corre cutia, Cabra cega e outros.  Brinquedos e brincadeiras que além de lazer, tem objetivo psicopedagógicos, desenvolvem várias noções necessárias a uma boa aprendizagem; controle muscular, lateralidade, atenção, sequência na produção de textos e outros.      





      Parabenizamos a iniciativa da nossa Diretora Daniela Saldanha e nossa Vice- diretora Maria Helena, pois são profissionais que têm um olhar diferenciado para a aprendizagem em nossa escola. Agradecemos a Dona Dorinha pelo trabalho voluntário realizado em nossa instituição de ensino.


                                Daniela Saldanha (Diretora)


                              Maria Helena (Vice-diretora)

   Isso é a Escola Municipal Arésio Eleutério Amaral Júnior de valorizando o trabalho voluntário e sempre pensando no futuro de nossas crianças.

domingo, 3 de julho de 2016

PROJETO BONEQUINHO DOCE

       Para desenvolver o interesse  e o aprendizado real, as crianças necessitam de atividades que passem por simples brincadeiras, nas quais o aprendizado seja associado a atividades prazerosas e saudáveis ao mesmo tempo. A fantasia é uma parte importante do universo da criança, sendo normal a criação de personagens e encenações nas quais as crianças assumem papéis  que estimulam a imaginação e a tomada de atitudes.    
      

     A partir do livro O Bonequinho Doce da escritora Alaíde Lisboa, a professora Lurdes com sua turma de 1º período, desenvolveu atividades que proporcionaram o contato das crianças com o mundo literário, enriquecendo o vocabulário das mesmas de forma lúdica, estimulando a criatividade e a coordenação motora a partir de materiais variados.  
   








sexta-feira, 1 de julho de 2016

MOMENTO DE LEITURA

Iniciação Literária


       Antes de ler a criança ouve e conta histórias, sendo esse fato decisivo para um futuro vinculo com a literatura. A contação de histórias e outras atividades lúdicas como o desenho e a dramatização e os jogos podem reforçar ou dar início à formação literária da criança no espaço escolar.
    A maneira como o leitor entra em contato com o texto na infância, geralmente é decisiva  para a continuidade dessa relação. Se a iniciação é bem-sucedida e o afeto é despertado, as chances de que a criança se torne um leitor ao longo da sua vida é muito maior.
    O papel de uma boa biblioteca para a formação de leitores é de extrema importância. Baseado nesse contexto estamos sempre trabalhando a leitura com nossos alunos desde a educação infantil até os anos iniciais do fundamental.