O início é fundamental, antes de começar a contar prepare os ouvintes com uma frase "Era uma vez...", ou uma pequena música, ou uma brincadeira que deixe os ouvintes na frequência psicológica certa. Depois inicie a história.
Escolha histórias que tenham relação direta com a idade, sexo e ambiente familiar e nível socioeconômico da clientela.
A entonação da voz é muito importante para atrair a atenção das pessoas, faça suspense, drama, se emocione.
Movimente o corpo, faça gestos, trabalhe bem a expressão corporal.
Conclua a história com uma rima ou aplauso diferente, como, "Essa história entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra".
Algumas crianças tem dificuldade em ler apesar de gostarem de histórias, seja por uma dificuldade de concentração, interpretação ou de imersão no mundo letrado. A hora do conto proporciona a possibilidade de despertar o interesse pela leitura e a superação das dificuldades encontradas na alfabetização.
Algumas crianças tem dificuldade em ler apesar de gostarem de histórias, seja por uma dificuldade de concentração, interpretação ou de imersão no mundo letrado. A hora do conto proporciona a possibilidade de despertar o interesse pela leitura e a superação das dificuldades encontradas na alfabetização.
Mônica Gomes, graduada em Pedagogia e Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, formada no curso de contação de histórias do Instituto de Pedagogia Avançada. Ela atua como professora na rede municipal de ensino de Nova Serrana. E atualmente ocupa o cargo de secretária da E.M. Arésio Eleutério Amaral Júnior.
É Pernambucana e reside em Nova Serrana a 17 anos, cidade que a acolheu muito bem.
A história contada foi "O Castelo Amarelo" de Malba Tahan, do livro A arte de ler e contar histórias. É uma história que é narrada com a participação dos alunos.
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